CADÊ O MENU.LST? CONFIGURANDO O GRUB2

Olâ pessoal,

Hoje pela manha, assim que cheguei ao trabalho e abri minha caixa de e-mail, me deparei com um questionamento de um amigo do tempo da Faculdade. Ele não havia conseguido instalar o Fedora 11 em seu Notebook por motivos técnicos e então resolveu testar o Ubuntu 9.10 (Karmic Koala), isso por pura necessidade, mesmo sem anteriormente ter mexido sequer em uma distru Debian-like. Em conversa com ele, tentei explicar de varias formas que “Linux é Linux”, e ponto final, e que essa distinção entre distribuições é coisa totalmente superável, bastando apenas um pouco de força de vontade para desvendar os caminhos de cada uma.

Mas, voltando ao questionamento central do post, no qual fui questionado em o que deveria fazer para configurar o Gerenciador de Bootloader, nesse caso o Grub, fui incisivo em orientá-lo a localizar e editar o arquivo "menu.lst", e quão não foi a minha surpresa em obter o feedback negativo. O "menu.lst" havia sumido. Sumido? Mas como?

Bom gente, na minha humilde opinião, com essas atualizações constantes das versões de Ditrus Linux, o que ocorre com o Linux/Ubuntu, cuja atualização se dá a cada 6 meses, os usuários e principalmente os Adm. de Sistemas sempre estarão à mercê desses "tais sumiços". O que eu to tentando dizer é que isso é absolutamente normal (nem sempre aceitável), pois muitas vezes os desenvolvedores dessas ferramentas, despadronizam ou mudam nomes de arquivos antes da distribuírem a atualização do software, confundindo assim diversas cabeças. Mas nada que uma boa pesquisa na web não resolva e ainda bem que existe a comunidade para nos ajudar.

Então, apos esse pequeno desabafo, deixa explicar como configurar o Grub no Ubuntu 9.10, pois é isso que interessa:

O Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) utiliza o Grub2 como gerenciador de Bootloader, logo teremos que configurar o seu arquivo já atualizado. Cuidado! Não editem o arquivo /boot/grub/grub.cfg, ele é o arquivo principal do Grub2 e substitui o menu.lst, nele encontramos as instruções do menu do Grub. Ao contrário do arquivo menu.lst do Grub Legacy, o grub.cfg não se destina a ser editado! O correto mesmo é configurar os parâmetros de Boot através do arquivo: /etc/default/grub, depois de rodar o script: update-grub no terminal.

Dando uma fuçada na net encontrei um post bem legal que indica esse artigo no wiki do Ubuntu:

Fonte: https://wiki.ubuntu.com/Grub2

Obs: está em Inglês

Até +

--

Gleudson Junior
Tecnólogo em Redes de Computadores
Msn: gleudson_jr@hotmail.com
WebPage: http://www.gleudsonjunior.blogspot.com
ByLinux: http://www.gleudson.blogspot.com
Linux User: #487916

0 Comentários:

Postar um comentário

Work-Host

$ sudo sobre este blog...

O Blog Vôo Livre Linux foi criado com o intuito de unir e compartilhar conhecimentos, idéias, dúvidas e soluções ligadas ao sistema do Pingüim. O Blog também estará permanentemente aberto para novos interessados pelo Linux. Associe-se a esta filosofia!

$ sudo para refletir

“Nada é mais poderoso que uma ideia cujo o tempo chegou. O Linux!”

"Liberdade é um estado de consciência e espírito. Alguns desde há muitos já a desfrutam, enquanto outros, talvez jamais cheguem a te-la"

$ sudo pesquisar neste blog